quinta-feira, 28 de março de 2013

Ao redor da mesa grande

"Ao redor da mesa grande" sentamo-nos também, ouvindo atentamente o que Teresa Vasconcelos nos tem a dizer sobre a prática educativa de Ana - uma Educadora de Infância de excelência.
Não é o invulgar que atrai Ana, mas sim o quotidiano e os seus rituais - a magia dos gestos que se repetem sempre novos. As rotinas do cuidado não são um intervalo na ação educativa: são a própria ação educativa, o espaço por excelência para a troca de aprendizagens e afetos. Ser cuidado é sobretudo aprender a cuidar (dos outros e também de nós próprios) e este é talvez o eixo fundamental da educação. Pôr a mesa do lanche é, afinal, tudo: aprender a fazê-lo em equipa (negociando, partilhando, revezando), desenvolvendo também a matemática do quotidiano (somar as maçãs do lanche é uma outra forma de aprender a dar, dividir as maçãs do lanche é uma outra maneira de aprender a partilhar).
Para Ana não lhe interessa a escola-instituição: séria, académica, grande, profissional, distante e demais circunspetos adjetivos. A escola de Ana é bem diferente: familiar e confortável, um espaço acolhedor onde todos se sentem como em casa. Um segundo lar, afinal.
E nós vamos voltando sempre a este livro (editado pela Porto Editora) e, de cada vez que o abrimos, sabemos sempre que algo de especial vai voltar a acontecer...

Sem comentários:

Enviar um comentário